segunda-feira, 11 de outubro de 2021

tava vendo um seriado engraçadinho. quando o protagonista faz uma piada racista, imediatamente se dá conta e pergunta, genuinamente interessado em aprender e corrigir, se foi racista. me lembrei de quando fiz um comentário e uma amiga negra disse que foi racista. eu neguei, me pus na defensiva, me justifiquei. eu?? imagina!! lembrei de um professor que fez uma piada racista e, quando uma aluna protestou, ele se vestiu de toda a prepotência e superioridade acadêmica: eu, enquanto pesquisador da língua afro-brasileira, não admito ser chamado de racista. por que não podemos simplesmente aceitar, reconhecer, se desculpar e tentar não errar de novo? por que temos que tentar silenciar de novo e de novo o preconceito? lembro disso com muita vergonha. desde então, tenho tentado reconhecer meus preconceitos e não reproduzi-los. exceto meu preconceito contra bolsominion. esses, eu quero genuinamente que se fodam.