segunda-feira, 9 de julho de 2012

tia ju

houve um tempo em que eu achava que gravidez era como ter um pequeno alien crescendo dentro da barriga. e já houve um tempo em que eu quis muito ter um filho, por todos os motivos errados. provavelmente, meus óvulos vão apodrecer e eu ainda não terei me decidido. provavelmente, eu não serei mãe. honestamente, nunca me relacionei muito bem com mini-adultos. não sou do tipo que sorri quando vê um carrinho de bebê, não acho que crianças são seres inerentemente lindos e doces. mas o fato é que eu sou tia. porque eu escolhi ser tia. porque eu tenho uma prima-irmã que gerou três filhos incríveis que me cativaram. que amoleceram meu empedernido coração. e eu me tornei tia. tenho um sobrinho mais velho, com quem não tive muito contato durante a infância. hoje Igor tem 14 anos e uma namorada. eu não sei lidar com adolescente e acho que ele não quer uma tia por perto agora. e veio Tiago. eu acompanhei a gestação, vi ele engatinhando, dando os primeiros passos. vi nascerem os primeiros dentinhos, cortei o cabelo dele pela primeira vez. e aí chegou Mateus, de surpresa. e acompanhei a gestação, vi os primeiros passos, as primeiras palavras. Mateus costumava dormir no meu peito, enquanto eu cochilava deitada no sofá. eu sou madrinha dele, mas sempre me esqueço. sou só a tia ju. Tiago tem 4 anos e foi pra escolinha este ano. eu estava lá quando ele voltou eufórico do primeiro dia de aula. Mateus tem 2 anos e costuma se aninhar no meu colo e me encher de beijo. nós três juntos vemos historinha no youtube, assistimos toy story e comemos brigadeiro. aqui, de longe, me pego olhando pras fotos na porta da geladeira, com o coração apertado. contando os dias pra voltar pra casa. e eu descubro que não tem nada melhor nesse mundo do que ser tia ju. que são eles que me fazem mais humana. que me fazem querer ser uma pessoa melhor, nas pequenas coisas. e juntos vamos aprendendo que não se deve falar palavrão. que devemos sempre usar as palavrinhas mágicas por favor, com licença e obrigado. e pedir desculpas quando erramos ou machucamos alguém. que devemos cuidar dos livros e dos carrinhos do Rafa, mesmo que ele não esteja em casa. e nunca colocar os cotovelos sobre a mesa. 

talvez eu nunca seja mãe. mas já aprendi o que é amor incondicional.

e me pego chorando ouvindo a música preferida do Tiago:

6 comentários:

  1. Ai que lindo, Ju!

    Sabe, eu também não tenho la muita relação com mini pessoas... Elas costumavam chorar quando colocadas no meu colo... E eu sempre fugia de mamães loucas para mostrar suas proles.

    Mas dai minhas grandes amigas resolveram se reproduzir... E ai tudo mudou... Dai as mini pessoas nao choravam mais no meu colo... So amor!

    Meus sobrinhos mudaram tudo também! =)

    ResponderExcluir
  2. lindo o teu blog e relato sobre "o poder das tias". se bem q ser tia não é tarefa fácil.

    grande abraço e uma ótima semana. ;)

    ResponderExcluir
  3. Ai Ju, já eu sempre fui apaixonada pelos pequenos!
    Durante 1 ano e pouco, eu tive uma priminha que minha mãe cuidava pra minha tia trabalhar, então ela chegava em casa bem cedinho, e como na época eu não trabalhava, eu revezava a função de mãe com a minha mãe, e era uma delícia. Até limpar cocô fedido era festa hahahaha
    E sem pestanejar, ter um filho é o meu sonho.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. É mais ou menos como as coisas são com meu primo, que está crescendo tão rápido que dá medo...
    Eu gosto de crianças até certo ponto, e também depende da criança. Geralmente elas gostam de mim do nada, acho que é porque enquanto fica todo mundo afoito em cima delas eu fico meio de longe, só olhando e sorrindo de leve quando é uma criança agradável haha. Como eu sempre digo, é impressionante como as crianças gostam de mim facilmente, enquanto que com os adultos é basicamente o oposto :P Mas enfim.
    No caso do meu primo foi diferente mesmo, eu sou meio que uma "tia-irmã", porque ao mesmo tempo que eu tento ensinar, eu sou aquela que joga videogame e brinca de lutinha. Ele sempre foi muito grudado comigo, e tenho quase certeza que é o mais próximo que eu vou ter de um filho, e olha, acho que é o suficiente.
    Linda a sua relação com essas pessoinhas. Não importa se você gosta ou não de crianças, o que importa são essas aí, assim como o meu primo importa pra mim, e são elas que vão fazer a diferença na sua vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. que lindo! e o que importa é o amor (:

    ResponderExcluir
  6. ai, gente. vocês são lindos. :~~
    amo ouvir as histórias de vocês. <3
    beijos.

    ResponderExcluir